domingo, 11 de setembro de 2011

Lorival dos Santos Grande Compositor

Lourival dos Santos nasceu na cidade de Guaratinguetá - SP, em 11 de agosto de 1917. Até 10 anos de idade teve uma vida estável, quando então perde o pai e vai morar com o avô. A partir daí a sua vida se tornou muito difícil.

Em 1932, com apenas quinze anos de idade, resolveu ir tentar a sorte na cidade de São Paulo. Logou que chegou conseguiu emprego em uma tecelagem, sendo que não se adaptou muito bem. Em seguida foi trabalhar em um empório como entregador. Nessa época já estava escrevendo versos e apaixonado pela música cabocla.

Casou-se com a irmã do conhecido escritor e teatrólogo Oduvaldo Viana, Dona Jandira, com a qual teve uma única filha, Izabel. O curioso é que conheceu sua esposa em virtude de um ligação telefônica cruzada e namoraram por dois meses.

Sua primeira composição gravada foi Peão Mineiro, com a dupla Lambari e Laranjinha.
A música de maior sucesso, composto em parceira com Tião Carreiro e Piraci, foi Rio de Lágrimas, nas vozes de Tião Carreiro e Pardinho, mas compôs diversos sucessos, como Pagode em Brasília, Nove e Nove, Em Tempo de Avanço, A Viola e o Violeiro, Boiadeiro de Palavra.

Foi um dos principais compositores de Tião Carreiro e seus parceiros, e mantinha com ele uma bela amizade. Tião Carreiro era freqüentador assíduo de sua casa, onde sempre estavam ensaiando e preparando material para os discos.

Além de ter mais composições gravadas por Tião Carreiro e Pardinho, foi gravado por muitas outras duplas e é considerado um dos maiores compositores do cancioneiro sertanejo, no mesmo nível de Raul Torres, Teddy Vieira, José Fortuna, João Pacífico...

Lourival dos Santos faleceu em 19 de Maio de 1997, na Cidade de Guarulhos/SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário